quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Formação do conhecimento coletivo

FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO: O PAPEL DO PROFESSOR EM TEMPOS DE WEB E COPYLEFTOs ambientes telemáticos fornecem informações digitais e podem ser compartilhados por um grande número de pessoas. Compartilhar é distribuir produtos, informações. O usuário ao receber o texto, estabelece novas conexões como se ele próprio houvera lido, assimila e aplica no seu contexto.A interface, os usuários comunicam-se, ampliam seus contatos personalizando as informações com todos os que se encontram conectados e cada usuário define sua programação separadamente ou em uso simultâneo participa das interações.todas as informações estão á disposição o que facilita a elaboração do discurso coletivo, documentando-o e distribuindo formas ou seja síncrono ou assíncrono.O contexto contido no ciberespaço pode acessar documentos antigos ou atuais e definidos em unidades de tempo, onde a compreensão feita pela comunidade pode ser racionalizada e socializada entre os demais membros, este fato muitas vezes ocasiona a “síndrome da fragmentação” e é necessário que tratando-se de educação haja muito cuidado, para não perdermos a referência da tecnologia em busca de novos conhecimentos, tratando a informação como elemento que favorece a aprendizagem.O acesso ao conhecimento nunca foi tão amplo, o computador tornou-se o mais forte aliado para as questões educacionais e econômicas, pois atende as necessidades de consumo através da internet, e é possível à distância acessar instituições que oferecem cursos, que por baixo custo que prepara para o mercado de trabalho.Surge assim, a significação do papel do professor, devido as modificações do ensino outrora formal, passa a digital, define a escola como uma extensão da diversidade oferecida à distâncias e do deixar de ser o pólo disseminador do conhecimento torna-se um lugar para compartilhar informações e conhecimentos gerenciados pela internet e que deverão ser a realidade das escolas e o sucesso dependerá da adaptação do professor em oportunizar uma proposta diferente de trabalho.Antigamente, as escolas eram disputadas pela busca do conhecimento, havia as que isolava e excluiam os pobres, hoje, o papel do professor é de superar-se frente as transformações, deverá planejar digitalmente suas aulas, que permitam o acesso de todos e facilitar a atualização de textos e dados. O professor deverá ser capaz de superar todos os desafios e ser um conhecedor interdisciplinar e para tal precisa dispor de tempo e desejo de estar em constante formação, cabe à escola oportunizar recursos para um acompanhamento contínuo do professor com referência à formação,organização e disseminação de conhecimento, sem perder o objetivo principal: usufruir as novas tecnologias sem perder o seu principal papel que é a educação e o aluno.
extraído:www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3

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