quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO
A internet é meio de comunicação que permite que o maior número de pessoas possam optar por diferentes atividades.
A maior dificuldade é controlar o que pode ser acessado, pois há infinitas possibilidades e na educação a internet abre as portas às informações,dados e pesquisa, com a vantagem do acesso em tempo real e se bem direcionado permite ao professor e alunos descobertas significativas para a aprendizagem.
A internet oportuniza a educação continuada o que favorece a qualidade do ensino à distância e consequentemente atinge a escola no dia a dia pela implantação das redes nas escolas, porque motivam os alunos, despertam o interesse e a participação. Algumas escolas não estão satisfeitas com a implantação da informática, não conseguindo um resultado satisfatório, devido ao pouco tempo de instalação e a dificuldade de adaptação do professor em elaborar os projetos e aplicá-los em aula.
alguns relatos favoráveis descrevem as salas de informática e o uso da internet e descrevem o professor como incentivador e oportunizador de aprendizagem e interação pois a internet exige atenção do professor devido a facilidade do aluno dispersar-se diante de tantas ofertas, o deslumbramento pode ocorrer e cabe ao professor acompanhar o aluno, não sendo só o informador e dono do conhecimento mas aquele que traz possibilidades, oferece oportunidades e variedade de material de pesquisa numa busca de resultados que auxiliem o aluno a formular conceitos, adquirir valores e analisar as informações.
O sucesso da aprendizagem é a integração da internet com os demais meios de comunicação.
A internet torna a comunicação multidimensional, nova, instantânea e individual, com acesso a correio eletrônico, chats e bate-papos.
É preciso descartar o lixo cultural e o professor oriente e acompanhe os alunos, desenvolvendo uma aprendizagem cooperativa, troca de informações e possibilidades.
A internet está presente em nossa vida, a todo momento criando novas informações e serviços, por isso, pode-se dispersar do objetivo primeiramente traçado, as distrações, as ofertas enganosas, fazem-nos perder tempo e deixamos de assimilar conteúdos que garantem o conhecimento do aluno,é preciso selecionar as informações, prever os projetos e interesses.
A internet possibilita aprendizagem como processo participativo e comunicativo, sendo a integração com o mundo, com a tecnologia a serviço da educação ampliando os horizontes, revolucionando o ser, o saber, o compreender, o sentir, o comunicar, o ensino e a aprendizagem, portanto a visão do ser humano e dá assim a dimensão do nosso poder de interagir com o mundo.
Extraído do texto “Como utilizar a internet na educação” de José Manuel Moran
Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?
O computador é um instrumento muito útil na educação, principalmente se estiver ligado a rede de internet, pois este recurso está se expandindo e tornando-se a mídia mais eficaz na comunicação, superando a televisão, telefone, revistas, etc.
Nas escolas, que dispõe deste recurso, são visíveis os resultados da sua utilização. As pessoas se intercomunicam trocando informações, dados pesquisas. A pesquisa pode acontecer de diferentes formas: individual, em grupo, em rede, durante a aula ou fora da aula, sendo que a comunicação ocorre entre professores e alunos, e outros colegas até mesmo de outras escolas, cidades, etc.
As redes atraem os estudantes, pois eles gostam de navegar, de descobrir outros endereços eletrônicos e também divulgar suas descobertas além de comunicar-se em tempo real.
Porém surge um problema: como escolher o que realmente é significativo na aprendizagem e como estabelecer limites, se o aluno nasceu na era digital e está sempre um passo a frente do professor.
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO: O PAPEL DO PROFESSOR EM TEMPOS DE WEB E COPYLEFT
Os ambientes telemáticos fornecem informações digitais e podem ser compartilhados por um grande número de pessoas. Compartilhar é distribuir produtos, informações. O usuário ao receber o texto, estabelece novas conexões como se ele próprio houvera lido, assimila e aplica no seu contexto.
A interface, os usuários comunicam-se, ampliam seus contatos personalizando as informações com todos os que se encontram conectados e cada usuário define sua programação separadamente ou em uso simultâneo participa das interações.
todas as informações estão á disposição o que facilita a elaboração do discurso coletivo, documentando-o e distribuindo formas ou seja síncrono ou assíncrono.
O contexto contido no ciberespaço pode acessar documentos antigos ou atuais e definidos em unidades de tempo, onde a compreensão feita pela comunidade pode ser racionalizada e socializada entre os demais membros, este fato muitas vezes ocasiona a “síndrome da fragmentação” e é necessário que tratando-se de educação haja muito cuidado, para não perdermos a referência da tecnologia em busca de novos conhecimentos, tratando a informação como elemento que favorece a aprendizagem.
O acesso ao conhecimento nunca foi tão amplo, o computador tornou-se o mais forte aliado para as questões educacionais e econômicas, pois atende as necessidades de consumo através da internet, e é possível à distância acessar instituições que oferecem cursos, que por baixo custo que prepara para o mercado de trabalho.
Surge assim, a significação do papel do professor, devido as modificações do ensino outrora formal, passa a digital, define a escola como uma extensão da diversidade oferecida à distâncias e do deixar de ser o pólo disseminador do conhecimento torna-se um lugar para compartilhar informações e conhecimentos gerenciados pela internet e que deverão ser a realidade das escolas e o sucesso dependerá da adaptação do professor em oportunizar uma proposta diferente de trabalho.
Antigamente, as escolas eram disputadas pela busca do conhecimento, havia as que isolava e excluiam os pobres, hoje, o papel do professor é de superar-se frente as transformações, deverá planejar digitalmente suas aulas, que permitam o acesso de todos e facilitar a atualização de textos e dados. O professor deverá ser capaz de superar todos os desafios e ser um conhecedor interdisciplinar e para tal precisa dispor de tempo e desejo de estar em constante formação, cabe à escola oportunizar recursos para um acompanhamento contínuo do professor com referência à formação,organização e disseminação de conhecimento, sem perder o objetivo principal: usufruir as novas tecnologias sem perder o seu principal papel que é a educação e o aluno.
extraído:www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3
Nenhum comentário:
Postar um comentário